sexta-feira, 15 de agosto de 2008




O mundo dos jesuítas - parte 1

Devemos entender o mundo dos jesuítas para assimilarmos o processo de evangelização e a profissão de fé que aqui atuaram entre os jesuítas iremos da um destaque para o PR. Gaspar Lourenço.
Lourenço era considerado afamado em línguas e possuía uma grande estima e força moral perante os índios isso na região entre o rio real e são Francisco, pois os índios dessas regiões eram considerados “bravos” e como ele possuía experiência e facilidade de falar tupi, tornaria esse “apaziguamento” mais fácil, ou seja, convertendo-os ao mundo cristão.
As ações rotineiras dos padres jesuítas na Bahia consistiam em ocupar o espaço e pregar a causa para que vieram.
Em relação à ocupação do espaço a parti da década de 60 e 70, passaram a ser modificadas paulatinamente devido a influencia causada pelos jesuítas introduzindo o modo de ser cristão, passando a modificar as formações das aldeias, antes elas eram despeças, mais isso causava dificuldades na catequese, pois o nomadismo invalidava a evangelização, então Lourenço procurou unir as diversas aldeias em um só povoado, isso mostra o primeiro fator que contribui para o etnocidio indígena.
Alegavam que os xamãs, ou pajés eram intermediários dos demônios que é uma característica da cultura imaterial dos jesuítas, a palavra demonstra com isso que queriam impedir seus costumes aos índios.
A fundação da companhia de jesuítas em 1540 ocorreu para expandir a fé católica, num mundo que não era mais tão cristão como antes.
O seu fundador foi Inácio Loyola e em pouco tempo e Francisco Xavier e em pouco tempo foram chamados de exercito do papa por serem o elemento mais dinâmico da igreja romana na contra reforma .

Nenhum comentário:

Postar um comentário