terça-feira, 29 de julho de 2008


Lourenço, primeiro missionário jesuíta em Sergipe.

Ao estudarmos Gaspar Lourenço estamos entendendo que ele faz parte de uma cultura diferente da dos primeiros habitantes vendo as suas propostas, suas primeiras praticas religiosas e vendo um modo de ser colonizador.
Gaspar é visto como um santo no livro de Almeida “vida do primeiro apostolo de Sergipe” ele deixa claro a importância de Gaspar para a historia de Sergipe como um grande trabalhador na obra de expandir a igreja, fazendo uma “apologia”.
A forma de Almeida se assemelha com a de Felisbelo Freire, vendo-o como um contribuídor da civilização através da paz.
A diferença esta no fato Freire se basear em um universo cultural letrado em quanto Almeida ao mundo em que ele vive algo próximo a ele, pois pertencia a igreja.
Lembremos do texto “pela possibilidade de uma historia dos outros” que nos fala a respeito de algumas pessoas que são vistas como ” heróis”, por tanto entendemos então que essa galeria não chega a ser muito diferente das dos “santos” a partir do ponto de vista dos historiadores não profissionais.
Mas o que nos interessa é vê-lo como um porta-voz da cultura jesuítica e na expansão da cristandade.
Lourenço nasceu em 1535 em Portugal, chegou ao Brasil-Bahia em 1550 com 15 anos de idade em 1553entor na companhia de Jesus.
Companhia de Jesus e se ordenou com 25 anos. Em 1575 já fazia missão em Sergipe. Ainda não podemos esquecer que teve a contribuição de José de Anchieta e do Pe. Leonardo Nunes.Quando o governador Men de Sá assumiu o governo do Brasil, incentivou a catequização aos arredores da Bahia. Dentre os novos missionários estava Lourenço, que era conhecido como grande afamado em línguas e orador. Trabalhou na aldeia de São João, Santo Antônio e de São João.



Nenhum comentário:

Postar um comentário