terça-feira, 15 de julho de 2008



Os primeiros jesuítas na perspectiva da historiografia sergipana

O papel dos jesuítas na nossa historiografia não poderia deixar de ser mencionado, pois são de fundamental importância para a nossa colonização, pois eles chegaram antes de 1590, antes do criador de gado, do soldado, do funcionário publico e da fundação da cidade de São Cristóvão.
Mesmo com essa importância é desconhecida uma obra exclusivamente voltada pra eles, o que se tem são alguns trechos de manuais da historia de Sergipe.
Na aula abordamos a visão de alguns historiadores.
Um deles é Felisbelo Freire em “Historia de Sergipe” onde ele mostra a sua visão, a favor da colonização, vendo os jesuítas como trazedor da evolução através da paz, um método da palavra ao invés da violência, algo que diminuía a rejeição dos índios tratando-os com menos violência, mas essa paz era em nome da civilização em favor do europeu e não do índio.
Pires Wynne mostra os jesuítas como desbravadores destemidos dos sertões e semeadores da fé uma visão familiar com a de Freire.
Já a historiadora Maria Thetis Nunes em seu livro Sergipe colonial II dedica um tópico “a igreja na vida colonial sergipana” onde ela não deslumbra os jesuítas como porta voz da civilização ela utiliza a carta de Tolosa para narrar a ação dos iniciados nas aldeias dos principais (Serigi ,Aperipê e Surubi)...

Igor Diniz Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário