terça-feira, 19 de agosto de 2008


A carta de tolosa- parte II

Nessa segunda parte da carta observamos os jesuítas inserindo os valores cristãos através da construção da primeira igreja Sergipana à igreja de São Tomé, O cristianismo aos poucos vai se firmando no dia dos primeiros habitantes ocorrendo à imposição de uma nova cultura.
Lourenço é visto como um apaziguador e edificante através do olhar de Tolosa relatando a evolução da companhia pelo rio Real e São Francisco mostrando que é positivo e de grande importância para a colonização à presença da Companhia de Jesus naquele território.
O termo demônio é usado para retratar todos os que causavam problemas a catequização
Como os índios que resistiam e os criadores de gado.
São inseridas culturas materiais como a cruz e imateriais, rezas, cantos, procissões. Entre a cultura imaterial, está presente o Batismo, ele passa a fazer parte do cotidiano indígena como algo que trará a salvação da alma. Tolosa deixa explícito que os próprios índios pediam para que fossem batizados fazendo assim uma apologia as campanhas tentando mostrar sua eficiência. Na segunda parte, o documento transmitiu que nem com algumas dificuldades encontradas os missionários desistiam da sua missão mesmo com a resistência por alguns índios, eles sempre contornavam a situação, fazendo com que os nativos os seguissem, e apenas uma minoria os ignorasse.
Tolosa tenta mostrar que esta resistência era de uma minoria ao mostrar Gaspar meio preocupado com Surubim, um índio que já tinha matado brancos em outras ocasiões. Neste trecho Tolosa demonstrar o sucesso que estava sendo a Companhia de Jesus e que o padre Gaspar Lourenço era respeitado pela maioria dos índios ao mostrar o índio assustado com Lourenço ao chegar falando na aldeia.

4 comentários:

  1. Para demonstrar que os homens da pré-história viveram no Brasil os arqueólogos e antropólogos tomaram como fonte, as informações que indicaram a existência dos humanos nas Américas, como: restos de armas, utensílios, ossos, desenhos e as pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e em outros estados

    ResponderExcluir
  2. professor o seu trabalho com a pré-história e excelente,voce expica tudo quando alguém perguta mesmo quando não pergunta voce explica,bom amanhã voce e a professora regina vai explica mais ainda para que ajente do 6 ano a ou do 6 ano b para que ajente passe de ano, ir para a facudade.eu acho que voce e a professora regina tiveram otimós professores,e eu acho que voces tão querendo passar isso para ajente para que ajente seja muito esperto na faculdade.

    ResponderExcluir
  3. Aquele texto explica que o professor Francisco Salzano UFRS como a evoluçao humana aconteceu com diferentes teorias explicadas de diferentes maneiras da origem do homem americano estudando os traços dos nativos. Eles tinham o apoio da biologia já no século XXI para analisar o DNA dos materiais genéticos encontrados nos fósseis.Eles acreditam que os primeiros habitantes da América do Sul vieram da Ásia. Na primeira teoria acredita-se que os primeiros habitantes do novo mundo vieram a pé pelo estreito de Bering quando o tempo era de muito frio e existia pontes de gelo, a segunda teoria é que eles viajaram de cara-velas. Os homens que viviam na América utilizavam os seus utensilios para sobreviver e a descoberta do fogo ajudou muito na sua sobrevivencia.

    ResponderExcluir
  4. o professor higor isplica bem eu acho a aula dele bem interesante ele esplica bem legal as veses eu tenho alguam duvida eu pergunto e ele responde perfeitamente e esplica bem ele tem uma voz bem ingrassada as aulas dele sao divertidas eu aprendi muita coisa professor sua aula e legal e interessante espero que eu sempre intenda as aulas dele mas concertesa eu vou inteder por que voce e bem de fernanda

    ResponderExcluir