segunda-feira, 2 de junho de 2008






Visita ao arquivo judiciário

Na manha da quarta-feira do dia 07/05/ 2008 fizemos uma visita ao arquivo judiciário acompanhados pelo nosso professor Antonio Lindivaldo do departamento de historia da UFS.
Maria Eugênia a diretora do judiciário nos explicou o funcionamento e suas importâncias como à voltada para pesquisa e preservação da nossa historia através de registros de documentos como de crimes, conflitos de terra entre outros.
O arquivo é dividido em dois, um corrente e outro morto.
O corrente é utilizado pelos advogados que vão em busca de processos, já o morto é procurado por estudantes, curiosos e historiadores na busca de fontes de pesquisas para seus trabalhos ou satisfazer suas curiosidades.
Mais para se pesquisar um tema é preciso separá-lo por comarca, depois por datas e suas temáticas, pois a documentação é muito vasta e o pesquisador acabará não encontrando o que deseja obter.
Lá também é feito processos de restaurações e digitalizações de arquivos, tivemos acesso a vários equipamentos, como o de lavagem, secagem, reconstrução de arquivos, um trabalho realizado pela equipe dirigida pela Professora Vânia.
Os depoimentos do judiciário é o que mais se aproxima da realidade do dia a dia dos homens comuns, pois através destes documentos é que podemos conviver com os outros que vivem ou viveram a margem, sendo esquecidos pela historia.
Mas alguns desses personagens acabam sendo revividos por historiadores que trazem à tona as memórias vividas por eles, nos mostrando a importância de culturas esquecidas pelo tempo.

Igor Diniz Araújo.



Ah, galera nao deixe de visitar o site do arquivo judiçiario.
www.tj.se.gov.br/arquivojudiciario

Nenhum comentário:

Postar um comentário