segunda-feira, 2 de junho de 2008



Um passado próximo e distante

Antes de abrangermos o tema vamos falar sobre a historia conhecimento e a historia individual, ou seja, a vivida por cada um de nós.
Vivemos ligados por diversos traços, laços e regras em uma comunidade, todos nos participamos de uma historia coletiva passando ao mesmo tempo pela nossa própia historia, então mesmo havendo uma historia particular, como todos estamos ligados a outras pessoas todos nos acabamos participando da historia como um todo.
Nesse intuito historia seria o conjunto dos acontecimentos vividos num determinado tempo, entre muitos fatos os historiadores escolhe alguns para explicarem nesse ponto historia é também, o estudo do que os homens fizeram através do tempo e espaço estudando os atos humanos.
No texto de Oliva, o que é história, para que serve e quem tem medo da historia? , ela aponta a existência dessas historias, a “vivida” pelos homens e a “estudo” dos atos humanos localizados no tempo e espaço.
Agora vamos entender melhor o termo, um passado próximo e distante.
O objeto é o fato que o historiador escolhe para pesquisar e tratar, transformando uma historia vivida em fonte de conhecimento.
. Então ela pode ser influenciada pelo historiador, pois em determinados textos podem existir interpretações diferentes para quem a originou, o historiador por tanto pode passar de outra forma usando o seu ponto de vista, tornando um pouco próxima e distante ao mesmo tempo.
.Isso pode ocorrer pela visão de mundo do momento em que o historiador vive procurando assim uma explicação no passado para o fato que ocorre no presente.
Há uma diferença entre historia conhecimento e realidade, toda historia é realidade, mas, nem toda realidade vira conhecimento.
Quem vive a historia realidade não ver o seu tempo da mesma maneira que um historiador, pois ele ver aquele tempo com outros olhos fazendo a historia conhecimento.
Toda a historia tem haver com o presente, pois o passado tem sentido apenas para os vivos que se preocupam em buscar o compreendimento do passado, o historiador vai ao passado por causa de fatos que acontecem no presente.
E por que estudar historia?
Por que a historia nos traz o conhecimento que serve para identificarmos as nossas origens, ter uma noção básica de onde viemos e quem nós somos.
Igor Diniz Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário