segunda-feira, 2 de junho de 2008



A valorização da nossa historia local e a sua importância para a historia.


Sempre nos deparamos com uma pergunta quer não quer calar, para que serve a historia local? Feita às vezes de maneira preconceituosa e na grande maioria por falta de informação por grande parte das pessoas que não tem acesso a essa historia em suas salas de aula nem em manifestações culturais, fazendo com que esses costumes não façam parte de seus cotidianos.
A historia local em alguns momentos é vista de maneira pequena mediante os outros fatos nacionais, mas mesmo escondida ela não para de ser construída.
O que decide o termo uma historia dos grandes fatos e uma menor são os fatos ocorridos no eixo Rio - São Paulo considerado de maior influencia no contexto social por certos historiadores.
Isso não é nada mais nada menos, do que um preconceito gerado por pessoas que acabam determinando e limitando a existência de um país a determinados acontecimentos de uma região.
Como por exemplo, uma pessoa cujo acha a noticia dada pela emissora que vamos chamar de Q de qualidade, mais importante, do que os fatos dado por uma emissora de pequeno porte, que vamos denominar de AP, esquecendo da sua utilidade.
O que esses historiadores esquecem é o fato de o eixo Rio - São Paulo ser também uma historia regional e que apesar de seus ocorridos terem maiores repercussões nacionais os acontecimentos não ocorrem da mesma maneira em outras regiões devido ao ambiente e situações que não são compatíveis, devido a diferentes realidades.
A importância de estudarmos a nossa historia local entre outras coisas é compreender o especifico de cada costume e a vivencia particular de uma região estudando em forma de micro-historia.
E o que seria isto? Vocês devem estar se perguntando, isto seria um método criado pela historiografia que reduz a observação de um objeto a fim de entender coisas que passariam despercebida se fossem observadas por uma escala de maior contexto nacional.
Isso nos mostra que para entendermos melhor o mundo temos que entender o nosso local, através de um estudo que resgate da vida de certos personagens, fatos religiosos alternativos, disputas políticas por regiões, disputa entre famílias e assim temos como melhor vermos na nossa realidade os fatos que englobam o mundo.
Dessa maneira conheceremos também toda riqueza escondida ou esquecida por nos, como festas populares, comidas típicas, personagens míticos, artes de modo artesanal, poesias, musicas da terra entre outros costumes.
Além disso, como historiadores podemos levar a historia da nossa terra para outros estados, pais e até mesmo o mundo, fazendo com que eles vejam que nossa historia não e menor e sim cheia de riqueza e valores culturais e principalmente importante como a de qualquer outra região do nosso Brasil, pois somos todos iguais, apesar de termos historias diferentes.


Igor Diniz Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário