segunda-feira, 2 de junho de 2008




O que é cultura?

No termo cultura quem nasce em uma determinada cultura acha que ela serve para o mundo todo, mas na verdade ela só tem sentido na própia cultura na qual eles fazem parte.
A cultura só pode ser considerada cultura quando é produzida de maneiras diferentes, pois ela é que explica a diferença.
Nos somos aquilo que nossos grupos são ,mesmo existindo uma individualidade entre os indivíduos.
A lógica e a racionalidade são baseadas na cultura, transformando as idéias de um povo com verdadeiras e lógicas desfazendo dos modos de vida de outras populações tratando-as como ilógica e irracional.
A lógica e a racionalidade da cultura de cada povo são baseadas na idéia que é verdadeira e lógica a sua própia cultura, tudo então depende do observador e da sua cultura a racionalidade é a forma de ver o mundo e a sua lógica, ou seja, cada cultura tem sua lógica e racionalidade fazendo com que o comportamento desse mundo esteja interligado fazendo sentido.
Vejamos um exemplo, ao se comer insetos no oriente e em outras partes do mundo não, isso é agir em meio à cultura sem precisar pensar, pois agimos de acordo com os nossos costumes, pois ela é feita ritual sem que ninguém pense no que estar fazendo, um tipo de piloto automático.
O homem é o mais frágil entre os animais e é a partir dessa fragilidade que ele cria cultura, pois ela é o que lhe dar forças para que tenha coragem de lutar e saber quem ele realmente é.
Cada cultura tem uma relação própia com a natureza, o homem vai alem da natureza criando a sua cultura através de ações e percepções diante da sobrevivência e da necessidade criando as culturas materiais e imateriais que são encontradas pelos arqueólogos isso mostra o nosso modo de viver.
Isso ocorre apenas com o homem, pois todos os outros animais já nascem com suas funções pré-determinadas, como por exemplo, uma cobra do deserto que já e posta na natureza com escamas que a protege do calor, já o homem para satisfazer as suas necessidades básicas como se aquecer do frio, precisa e alem delas, desenvolvendo armas, descobrindo maneiras de manuseia o fogo, roupas entre outros criando assim a sua cultura material e imaterial, pois se não fosse isso o homem não existiria.
E vale a pena ressaltar que independentemente da cultura todos produzem bens materiais e imateriais.

Igor Diniz Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário