sexta-feira, 6 de maio de 2011

A CHEGADA DO HOMEM NA AMÉRICA


Bom pessoal como vimos na primeira parte da ultima aula os primeiros seres humanos surgiram na África e de lá se espalharam pelos cinco continentes dando origem a diferentes povos.

Por isso no final das contas todos nós somos irmão, já que viemos do mesmo berço, ‘’ África’’, e por tanto devemos respeitar a todos independentemente da cor da pele, ou de sua etnia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia), (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a), como observamos, o homem ao se espalhar criou a possibilidade de desenvolvimento de diversos povos e conseqüentemente diversas culturas.

Foram essas diferenças culturais que assustaram os navegadores europeus ao chegarem à América ao final do século XV.

Falamos também que existem algumas duvidas sobre em que momento esses primeiros povos que atingiram o continente Americano chegaram e por qual caminho vieram.

Então com base nas três teorias vista em sala de aula sobre a chega dos primeiros humanos na América, leiam o texto a baixo e façam um comentário de 10 linhas.




Vejam como o ser humano foi evoluindo na história humana.


Fonte: http://www.cerebro.net.br/c771504c55.jpg"> http://www.cerebro.net.br/c771504c55.jpg Acesso em 02/05/2011.

O professor e pesquisador Francisco Salzano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vem procurando desvendar a origem do homem americano, estudando os traços humanos dos grupos de indígenas (nativos). Suas pesquisas procuram semelhanças de características entre os índios e civilizações passadas.

No século XXI já existe apoio da biologia para buscar o DNA do material genético encontrado nos fósseis, isso vem trazendo novas descobertas.

As análises antropológicas e arqueológicas são realizadas nas frações ósseas, crânios e dentes pré-históricos recuperados das escavações. Esse tipo de estudo revela a época e a origem dos grupos humanos que ocuparam a América do Norte, a América Central e América do Sul destacando aqui o Brasil.


Os primeiros habitantes das América do Sul apresentam grande semelhança física com os mongóis, isso é uma informação que levou os historiadores afirmar que eles vieram da Ásia.

Acredita-se que os humanos chegaram ao novo mundo a pé, pelo estreito de Bering, período em que a terra era muito fria, coberta por grandes massas de gelo, formando uma ponte de gelo, permitindo a passagem de um continente ao outro.


Para demonstrar que os homens da pré-história viveram no Brasil os arqueólogos e antropólogos tomaram como fonte, as informações que indicaram a existência dos humanos nas Américas, como: restos de armas, utensílios, ossos, desenhos e as pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e em outros estados


http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura03.jpg. Piauí: Fundação museu do homem americano. Acesso, 02/05/2011.

No Brasil em São Raimundo Nonato em Piauí, (http://www.fumdham.org.br/museu.html) os vestígios mais antigos da presença do homem em nosso continente, datam a idade de 48.000 anos.

Os utensílios encontrados nessa região permitiram aos estudiosos chegar à conclusão de que eram homens que viveram como caçadores e usavam o fogo para cozinhar, atacar e defender-se dos inimigos.

Como é visto, o homem descobriu as Américas e o Brasil, muito antes da história do descobrimento. Em cada lugar que passou, construiu cultura, deixando vestígios às gerações do mundo moderno, para fazer a sua interpretação.

Esse final nos deixa uma pergunta, será mesmo que os europeus descobriram as Américas e nela o Brasil?

Bom mais isso fica para a próxima aula’’ Os indígenas no Brasil’’ Capitulo 4, onde entenderemos essa e outras questões.


OBS: Vejam o Blog desta menina de apenas 12 anos e vejam como jovens que nem vocês podem fazer coisas bem legais com a internet mostrando seu conhecimento.


E vejam o vídeo:


Curiosidades:
Nesses Sites vocês encontraram alguns animais que existiram no passado e foram evoluindo até os que vocês vêem hoje, bem legal para quem gosta de descobertas de animais do passado: como viviam, qual o seu peso, o seu tamanho, gêneros, entre outros.


http://wonderfulseaworld.blogspot.com/2011/02/euterios.html
http://prehistoricanimals-tfz9.blogspot.com/2010_05_01_archive.html






Mega- fauna
Outro dado relevante quando se pesquisa a vida do homem pré-histórico é a existência da mega-fauna da época. Entre 50 mil e 12 mil anos, o clima era úmido; entre 12 mil e 5 mil anos; o clima era semi-árido e foi se instalando na região de São Raimundo Nonato um novo período de vida.

Até cerca de 10 mil anos, a paisagem era bem diferente. Animais gigantescos habitavam a região com uma vegetação exuberante da floresta tropical úmida. A mega-fauna era composta de várias espécies: a preguiça gigante que chegava a pesar cinco toneladas; o tigre-de-dente-de-sabre que poderia pesar mais de trezentos quilos – e era um dos maiores predadores da pré-história – e o tatu gigante, que alcançava o tamanho de um Fusca Wolkswagem.

De vários desses animais, a Fundação Museu do Homem Americano tem ossos em seus painéis encontrados em escavações no interior do Parque Nacional da Serra da Capivara.








Hoje em dia nos cinema vemos certas adapatações sobre o que foi certos periodos da Pré- História como a Era do Gelo( Ice Age), mas devemos atentar para certas caracteristicas que são feitas para agradar o público ou torna o filme mais atrativo, ou seja, nem tudo que esta na tela esta vinculado com a verdade dos fatos, para isso vocês devem ler a respeito do periodo e prestarem á atenção as aulas, para se tornarem pessoas criticas e saberem a diferença entre Realidade e Ficção.



REFERÊNCIA:

ANTERES, Kleber. Ensino a distância: Cosmologia. Acessível In: http://www.on.br/certificados/ens_dist_2008/site/conteudo/modulo1/1-cosmologia-antiga/1-pre-historia.html. Ministério de ciências e tecnologia. Agosto, 2008. Acesso em 02/05/2011.

CANTO, ANTONIO. Desvendando a Arqueologia: uma viagem ao passado (Parte V – A evolução do homem no quaternário) Brasíllia: BRASIL ESCOLA.

http://www.brasilescola.com/geografia/desvendando-arqueologia-parte-V.htm. 05 /05/2011.

http://www.fumdham.org.br/museu.htmlAcesso em 02/05/2011.

http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/imagens/indio_desenho_01.jpg Acesso em 02/05/2011.

http://sabetudoo.blogspot.com/2011/03/o-sitio-de-sao-raimundo-nonato.htmlAcesso em 02/05/2011.

http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A Acesso em 02/05/2011.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22111 Acesso em 05/05/2011

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia Acesso em 05/05/2011



http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7aAcesso em 05/05/2011



4 comentários:

  1. igor seu trbalho esta muito bonito e falando sobre a chegada do homem na america e As análises antropológicasesta e arqueológicas gue esta muito resumido e Os primeiros habitantes das América do Sul esta muito enteresante e a grande semelhança física e é a informação que levou os historiadores afirmar que eles vieram da Ásia.Acredita-se que os humanos chegaram ao novo mundo a pé, pelo estreito de Bering, período em que a terra era muito fria, coberta por grandes massas de gelo, formando uma ponte de gelo, permitindo a passagem de um continente ao outro. grandes massas de gelo, formando uma ponte de gelo, permitindo a passagem de um continente ao outro.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi q os primeiros seres humanos surgiram na África e foram se espalhando-se pelos cincos continentes e assim deu origem a diferentes povos.
    Por isso somos irmãos ja q vimos do mesmo lugar, devemos respeitar a todos independente da religião ou da cor da pele.
    O homen espalhou-se e foi se desemvolvendo os vários povos e culturas temos dúvidas por onde os navegadores portugueses chegaram e qual caminho vieram.
    Antelmo

    6 B

    ResponderExcluir
  3. Tem um da UFRS que estuda o origem dos americanos, apartir das caracteristicas dos nativos americanos. No século em que vivemos, por causa avanço da ciencia somos capazes de descobrir e analizar os traços geneticos dos nossos antepaçados.
    Alguns especialistas acreditam que os primeiros povos que habitaram a Terra chegaram a América pelo estreito de Bering, quando a Terra era mais fria do que os dias atuais os seres humanos foram capazes de travessar a pé por continentes.
    Joanna Katharina
    6B

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que ao passar do tempo a biologia
    foi evoluindo ate poder procura dna de fosseis
    trazendo novas descobertas de fosseis de anima is de pessoas e utensilios e com esses fosseis da para descobrir o ano deles e que em piaui minas gerais rio grande do norte e em outros estados foram encontrado pinturas rupestres utensilios e ossos , sao raimundo nonato em piaui foram encontrados vestigios de 48.000,e o intereçante e que eles viviam junto com o gelo.

    ResponderExcluir