sábado, 14 de junho de 2008












Arqueologia do Xingó e nossos primeiros habitantes


Com a apostila "Arqueologia do Xingó e nossos primeiros habitantes" aprendemos sobre a importância do trabalho arqueológico, resgatando conhecimentos e nos ajudando a compreender os vestígios de nossa historia local.
E o que os arqueólogos fazem?
Enfrentam múmias, buscam tesouros perdidos, escondidos por piratas...
Não, mais de certa forma eles buscam realmente tesouros, só que não de ouro e de prata, certo que algumas vezes eles acabam encontrando essas riquezas deixadas por povos antigos.
Mas estamos falando de uma riqueza maior, a que nos leva a compreender a nossa cultura, eles buscam tesouros que podem nos aproximar de algo que não temos como saber ao certo, devido à falta de escrita dessa época.
Devido a essa deficiência eles a suprem, estudando os vestígios deixados por esses povos, esqueletos, artefatos históricos e pré-históricos, analisando pinturas rupestres entre outros.
As pinturas rupestres por sua vez retratam muito da cultura imaterial, como rituais de caça.
Resquícios de objetos encontrados próximo a restos mortais podem nos revelar costumes e peculiaridades que os distinguiam, como a forma de se fazer uma fogueira, por exemplo.
Isso nos faz remeter a aula que nos fala sobre o que é cultura, que nos mostra a transformação feita pelo homem na natureza para se adaptar e sobreviver em seu mundo, desenvolvendo a sua cultura.
A origem desses povos pré-históricos seria no planalto goiano e as cabeceiras do São Francisco tendo alcançado ate Sergipe através de afluentes do rio que era e é muito importante para a sobrevivência de seus ribeirinhos.
Aprendemos também com essa aula sobre os estudos feitos em1985 visando o salvamento arqueológico iniciado em meados do ano de 1988 tem do à participação de professores da UFS, UFPE, UFBA, da CHESF e da Fundação do museu do homem.
Esse projeto surgiu devido à construção da hidrelétrica de xingó, pois uma lei existente diz que qualquer construção que envolva a natureza de uma região dever primeiro haver um estudo da área para verificar se lá existem vestígios arqueológicos.
As pesquisas baseadas nos materiais encontrados vêm sendo realizadas e comprovam a existência de povos desde período do oitavo milênio, mostrando os costumes, maneiras como se viviam entre outros aspectos.
Então a importância do arqueólogo é indiscutível, pois aprendemos que através do seu trabalho, entramos em contato e conhecemos um passado mais distante ainda.


Igor Diniz Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário